quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bernard Kats


Bernard Kats nasceu na cidade de Hengelo na Holanda no ano de 1936. Uma época complicada para todos que viviam principalmente na Europa. O nazismo triunfava; Berlim era a sede das Olimpíadas; Hitler era reverenciado e respeitado por multidões.
        Em 10 de maio de 1940 a Segunda Guerra Mundial inicia para os Holandeses. Bernard vivia com seus pais e sua irmã um ano e meio mais velha, seu pai era gerente de um banco e a família morava em um apartamento acima do banco. Ele conta quando olhou pela janela da sua casa e viu a tropa chegando na estação de trem, um ciclista solitário não saiu do caminho, foi atropelado, a tropa toda passou por cima. Seu pai foi enviado para o campo de concentração de Westerbork. A vida de Bernard e sua irmã seria modificada para sempre. Depois deste fato, os irmãos passaram durante a guerra por sete endereços diferentes, até chegarem na casa de uma família protestante, onde ficaram durante todo o período da guerra. Bernard lembra que não faltava comida, o que nesta época era um grande privilégio. Mas, a casa onde estavam escondidos ficava muito próxima de um café-albergue, que se tornou um quartel-alemão. O que provocou um profundo período de tensão durante toda a guerra.
        O laço familiar de Bernard foi aniquilado para sempre, o elo entre pai, mãe e irmã foi desmembrado pela constante luta pelo poder. Sua história pode ser conhecida no filme “Pessach - Sobreviventes do Holocausto” que tem previsão de lançamento para este ano. 

Um comentário:

  1. A história de Bernard Kant assim como de muitos outros judeus está marcada pelo resto de suas vidas, pois houveram grandes perdas insuperáveis.

    ResponderExcluir