Hertha Spier nasceu em 1918 em Bielsko na Polônia. Nascida no ano em que a primeira guerra mundial chegou ao fim. A Alemanha estava derrotada, o homem que foi o responsável pelo sofrimento de Hertha e de tantos outros, fez parte do exército que lutou neste primeiro conflito.
Em 01 de setembro de 1939 os alemães invadem a Polônia. E como Hertha lembra claramente até hoje, “eles entraram e cantaram, os judeus andam, andam, pelo mar vermelho e as ondas passaram e levaram eles , e o mundo tinha sossego não tinha mais judeus”, a bandeira nazista impera sobre um castelo, e o território tinha novo dono. A partir deste momento, Hertha e sua família são levadas para um gueto em Cracóvia, um bairro onde judeus foram isolados para viverem até a morte. Tempos depois, sua família é desintegrada pela dura separação. Hertha parte com a irmã para um campo de concentração chamado de Plaszow, o campo em que muitas pessoas que foram salvas por Oscar Schindler residiam. Por lá, Hertha relata fatos trágicos, crueldades realizadas pelos oficiais nazistas, que fazem refletir, como humanos podem praticar tantas atrocidades contra sua própria espécie.
Hertha teve a oportunidade de entrar na lista de Schindler. Mas, o porque ela não entrou, e sua história de vida pelos campos de concentração, podem ser conhecidas no filme “Pessach - Sobreviventes do Holocausto”, e ainda mais histórias podem ser conhecidas no seriado de 6 capítulos também de mesmo nome.
Ela nasceu no ano em que encerrava a primeira guerra mundial e depois a Polônia ( pais em que ela morava ) foi invadido e isso e bem interessante
ResponderExcluir