Johannes Melis nasceu na Holanda no ano de 1938. A Holanda é invadida pelos nazistas no ano de 1940. Johannes era apenas um menino, mas não esqueceu o que passou durante todo o período da guerra.
Johannes Melis não era judeu, mas sua história se confunde com os outros sobreviventes retratados neste blog. Seu pai é considerado Justo entre as Nações, que foi o nome dado as pessoas que salvaram vidas judias na guerra, seu pai foi uma dessas pessoas e escondeu famílias durante todo os anos da guerra. Johannes conta que o esconderijo foi muito bem arquitetado pelo pai, que se arriscava e buscava as pessoas com uma motocicleta e levava até sua casa para esconde-las e salva-las dos soldados nazistas. Johannes conta fatos que ele presenciou e o que precisou fazer tão pequeno para ajudar essas pessoas. Seu pai tem uma árvore plantada no bosque de Honra em Israel.
A história heróica do pai de Johannes e toda sua trajetória pode ser conhecida no filme “Pessach - Sobreviventes do Holocausto”, e ainda mais histórias podem ser conhecidas no seriado de 6 capítulos também de mesmo nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário